Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria
Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex
Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção


Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex



Mitos e verdades sobre vidros insulados

Especialistas esclarecem pontos
importantes sobre o produto.

As dúvidas quanto ao uso dos vidros duplos, também chamados de insulados, são quase tão grandes quanto o aumento do interesse pela sua aplicação. Comuns em países gélidos, eles estão cada vez mais presentes em construções brasileiras e são constantemente vis tos como assunto principal em palestras e fóruns, principalmente aqueles que tratam sobre construções com eficiência energética e conforto termoacústico.
Prova do aumento do interesse por essa instalação no País é que uma norma técnica específica está prestes a ser publicada. Intitulada Vidro insulado - Características, requisitos e métodos de ensaios, a regulamentação está aberta para consulta pública até o dia 28 de novembro Ao perceber o aumento do interesse por vidros duplos no Brasil, nossa reportagem reuniu as principais dúvidas sobre o assunto e entrevistou alguns especialistas para, com a ajuda deles, estabelecer o que é mito e o que é verdade.

Montagem

Antes, vamos entender como é montado e instalado um sistema de vidros duplos. O engenheiro Kenny Liotti, responsável pelas vendas da Lisec no Brasil, explica que o vidro insulado é composto por duas ou mais lâminas de vidro afastadas por um espaçador (pode ser de alumínio, aço inox, aço inox com plástico ou flexível) com material dessecante em seu interior, que tem a função de absorver a umidade residual do ar.
Dentro do sistema insulado, podem se aplicar ar, argônio ou outros gases, dependendo da finalidade. As lâminas de vidro são fixadas ao espaçador por meio de um selo primário e um secundário estrutural — eles podem ser de butil (primários), polissulfeto ou outros materiais que são aplicados em todo perímetro a fim de manter o sistema hermeticamente fechado.

O espaçador é um componente importante na estrutura e também merece atenção especial. “Ele pode ser constituído de material rígido — normalmente com perfis ‘ocos’ de alumínio ou ABS — ou flexível, que, no caso da norma, também é chamado de orgânico”, revela João Batista Beleli, gerente de Engenharia de Produtos da Schott e coordenador da comissão de estudos da norma técnica sobre vidros duplos. O espaçador tem a função de separar as placas de vidro, manter a espessura da câmara interna e garantir a selagem da borda e a estanquidade da unidade de vidro insulado.
Já a espessura das placas de viMito ou verdade? Especialistas avaliam o que se diz por aí sobre os vidros insulados.dro varia de acordo com a finalidade.
“Ela deve ser calculada levando-se em consideração a carga de ventos, local, tipo de aplicação e número de apoios”, explica Carlos Henrique Mattar, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cebrace. “A NBR 7199:1989 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil oferece uma fórmula de cálculo que aparece de forma simplificada no site da Cebrace”

.Mitos e verdades

.Instalação

Fechamento de vãos fixos, salas e ambientes climatizados, janelas, portas, coberturas, etc. Esses são alguns dos locais em que o vidro duplo é aplicado com maior frequência. No entanto, para que eles funcionem corretamente em toda sua vida útil, o instalador do sistema precisa estar atento a dois aspectos importantes, segundo Pablo Soifer, diretor-comercial da Fenzi South America: a instalação física, que precisa ser adequada, e o uso de materiais compatíveis com os selantes do vidro.
De acordo com Beleli, da Schott, em unidades de condicionamento térmico, o vidro insulado deve ser utilizado com sistemas de encaixilhamento, com perfis plásticos ou de alumínio, a fim de proteger as bordas contra impactos. “Eles também podem ser utilizados sem caixilhos. Porém, deve-se consultar o fabricante para que ele avalie se as condições atendem as especificações do projeto”, diz. Na construção civil, o vidro insulado pode ser instalado com ou sem caixilhos, por meio de silicone glazing ou de outros sistemas empregados em diferentes tipos de vidro.

Fonte: Revista Vidro Plano - Ano 54 - nº 466 - Outubro 2011









Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção

Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção