Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex Vidraçaria
Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex
Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção


Vidraçaria Maracanã, vidros, espelhos, portas temperadas, box Blindex



Moderno, belo, leve e...seguro!

Versátil, vidro reúne leveza e segurança
quando presente em pisos, escadas e guarda-corpos .

Cada vez mais, pisos, escadas e guarda-corpos - três ele mentos de grande importância para a arquitetura e construção civil, encontram no vidro o seu componente principal. Isso é sensível não só no setor, que percebe o aumento dessa demanda na prática, mas também para os leigos, que identificam a aplicação do material nas edificações mais recentes.
O crescimento do uso do vidro nessas estruturas não é em vão. Ao se deparar com um ambiente com piso, escada ou guarda-corpo de vidro, dificilmente uma pessoa não se admira e quer saber mais sobre a instalação. Dentre outras qualidades, o vidro confere leveza, transparência e limpeza estética aos ambientes. Tudo sem perder a segurança, cada vez mais presente com o avanço da tecnologia vidreira.
Nesta reportagem, O Vidro plano conversou com especialistas e destrinchou os segredos da aplicação do vidro em pisos, escadas e guarda-corpos. De quebra, você confere projetos recentes, um mais belo que o outro. Pisos de vidro

Imagine-se flutuando no ar. Por mais utópico que possa parecer, mui tas vezes é essa a descrição do que sentem as pessoas que caminham em um piso suspenso de vidro.

Nessa situação, o material pode ser aplicado de diversas formas de passarelas a mezaninos, de caixas suspensas a revestimento de piso comum. Mas, para que, além de belo, o projeto seja bem executado, é necessário seguir algumas regras, a começar 'pelos tipos de vidro que podem ser utilizados. "Temos duas aplicações básicas", explica Carlos Henrique Mattar, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cebrace.

"Nos pisos em que há risco de quebra com possibilidade de queda, o vidro deve ser laminado. Já em pisos para revestimento, podemos utilizar to dos os tipos de vidro."
O laminado é composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de películas plásticas.
Em caso de quebra do vidro laminado, os cacos permanecem presos, emitam do que os fragmentos se soltem e que os objetos ou pessoas sejam lançados ao chão. Vale lembrar que uma vasta gama de tipos de vidro pode ser usada na composição do Ia minado em pisos suspensos, tais como temperados, impressos, antiderrapantes e antirriscos, entre outros.

As empresas que trabalham com pisos e escadas de vidros sugerem o uso de vidros com três ou mais camadas de laminação. '''Dessa forma, caso haja a quebra de uma delas, as outras placas sustentam a estrutura provisoriamente", explica Julia Schimmelpenningh, gerente mundial de Aplicações - Intercalares Avançados - da Solutia, fabricante de películas.

Resistência

Não há no Brasil uma norma técnica que regulamente a aplicação do vidro em pisos. A Cebrace, por exemplo, disponibiliza em seu site uma calculadora base ada em uma norma europeia para indicar qual espessura um vidro deve ter para suportar a carga que irá receber.
De modo geral, os instaladores brasileiros fazem um cálculo razoavelmente lógico. "Quanto maior a dimensão da chapa, maior a quantidade de lâminas e espessura dos vidros. As lâminas ainda podem ser temperadas para maior resistência mecânica", explica Heloisa Oleari, arquiteta da Hedron Engenharia.
Para Danila Ferrari, gerente de Operações da Fanavid, o cálculo estrutural do vidro deve ser feito caso a caso.
"São levadas em conta a dimensão das peças, a quantidade de apoios, bem como a aplicação e utilização do piso".
Já o engenheiro Maurício Margaritelli, diretor-geral da T2G Technical Glass Group, faz o cálculo tendo como base que 40 cm2 devem suportar o peso de uma pessoa. "Sendo assim, grosso modo, 1 m2 aguentaria, de forma distribuída, 570 kg", explica, lembrando que devem ser considerados o contexto da
aplicação (se o local será destinado à passagem de pessoas ou exposição de objetos pesados, como automóveis e mobiliário) e eventualidades, como a queda de um objeto pesado sobre o vidro ou a pressão do vento, se for uma passarela externa. Os especialistas chamam a atenção para um detalhe importante que pode aumentar a resistência do material: em vez de usar o tradicional polivinil butiral (PVB) na laminação, procurar outros produtos disponíveis no mercado desenvolvidos exclusivamente para isso, como o Saflex, da Solutia, e o Sen tryGlas, da DuPont. "O SentryGlas foi desenvolvido para atender as necessidades da arquitetura, cuja rigidez e resistência vão além da função de manter os vidros aderidos à camada plástica, oferecendo resistência estrutural", ex plica Ivan Escalante, líder de Marketing para a América Latina da divisão DuPont Glass Laminating Solutions. O produto é cinco vezes mais resistente ao rompimento e cem vezes mais rígido que o PVB.

Fonte: Revista Vidro Plano-Ano 54 - nº 464 - Agosto2011









Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção

Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção Comprar vidro, vidro temperado, vidro, Vidraçarias rj, Barra, Recreio, Ilha, Niterói, Tijuca, Leblon, Gávea, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Lagoa, Guardian, Blindex,Rollit, Elegance, Box Blindex, espelho, tampos, guarda-corpo, fachadas, fechamento de varanda, cortina de vidro, divisórias, portas, janelas, manutenção